NOTÍCIAS
Existem dois propósitos para quem é criador. O primeiro é a identificação com os animais. Quem se dedica aos cavalos sabe bem como é viver ao lado dos equinos que parecem completar algo que falta aos humanos.
No entanto, há aqueles que gostam de algo emocionante e vivem o lado esportivo da criação. É aí que entra a importância de competições organizadas, com compromisso nas regras e sempre priorizando o bem estar animal.
Um bom exemplo de competição que testa a capacidade técnica de cada cavalo, seja de Puxar ou Esteira, é o Circuito Assovarn. Há 14 anos, Associação de Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte foi criada para valorizar o competidor da categoria Amador, mas o resultado também foi visto na valorização dos animais. Hoje, o Rio Grande do Norte é um dos poucos estados do Brasil em que o comercio de cavalos de competição permanece sempre em alta devido as provas realizadas por instituições de credibilidade.
O RN tem cavalos de alto padrão e que são destaques não apenas no estado, mas também em todo o Brasil. Hoje, o Rio Grande do Norte tem o maior número de cavalos classificados para final do Campeonato Portal Vaquejada.
É o caso do garanhão Simpatia Rojo, da sela de Dinarte Filho. Outro bom exemplo é a égua do campeão da categoria Aspirante de 2015. A égua Sheyla levou o vaqueiro Francis ao seu primeiro título na Assovarn e segue firme rumo a final do Portal Vaquejada.
Já o campeão da categoria Amador da Assovarn também tem outra máquina de derrubar bois. O vaqueiro Nogueira Neto vem ganhando tudo há pelo menos dois anos no cavalo Eternally Skippy.