NOTÍCIAS


03/01/2014
Diretoria da Assovarn explica como será o Derby NQMV

A temporada 2014 do Circuito Assovarn já está causando grande expectativa na vaqueirama do Rio Grande do Norte. Uma das grandes novidades deste ano é a competição intitulada Derby NQMV, onde serão colocados a prova, os novos animais Quarto de Milha, com até seis anos e onze meses, que irão iniciar suas atividades no esporte.

Apesar desta categoria aceitar vaqueiros da categoria Aberta, o presidente da Assovarn, Tiago Pinto, garante que em nenhum momento, os vaqueiros da categoria Amador ou Aspirante terão sua competição comprometida.

Segundo a organização do evento, a prioridade da Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte é valorizar e oferecer as melhores condições esportivas para os competidores  das suas categorias tradicionais. Porém, visto que a criação de cavalos de vaquejada vem crescendo significativamente entre os próprios vaqueiros da Assovarn foi idealizado o Derby NQMV. O certame recebe a chancela do Núcleo de Criadores de Cavalos Quarto de Milha de Vaquejada e ABQM. Todo o processo de criação do Derby NQMV se deu através de um acordo entre toda a diretoria e proprietários dos parques do circuito 2014

Como funcionará?

A competição Derby NQMV acontecerá durante todas as etapas do circuito Assovarn. A classificatória acontecerá na Quinta-Feira até o meio dia e na Sexta-Feira até às 10h da manhã.

Serão apenas 60 senhas / limitadas

Já a disputa acontecerá, independente, após todas as disputas das categorias Assovarn.

O Derby NQMV ocupará justamente espaços de horários em desuso nas etapas da Assovarn.

Quem poderá competir?

A principal exigência para participar do Derby NQMV será a idade do cavalo ou égua. Serão aceitos apenas animais com até seis anos e onze meses de nascimento.

Já  com relação ao vaqueiro, serão aceitos vaqueiros da categoria Aberta e consequentemente não filiados a Assovarn. O vaqueiro da Assovarn poderá participar apenas como Esteira.

Inscrições e premiação

Aqueles que desejam apresentar seus animais, devem pagar uma taxa de R$ 300,00. A premiação será de uma moto zero km e apenas o campeão será contemplado com o prêmio.

A competição

A competição se dará nos moldes tradicionais de acordo com as regras da Assovarn, porém não haverá bonificação. Ou seja, toda competição será sob morte súbita independente da fase em que o competidor esteja disputando.

Objetivo

A ideia é criar uma competição que ofereça oportunidade para que os criadores apresentem seus novos animais e com isso fortaleça a raça de cavalos especializados em Vaquejada. Este também é um meio de motivar tratadores, montadores e vaqueiros que não se enquadrem nos padrões técnicos esportivos da Assovarn, mas que em seu dia-dia preparam estes potros, e que almejam participar de provas bem organizadas com as promovidas pela Assovarn.

 

O presidente da Assovarn, Tiago Pinto, explica que para que o Derby NQMV seja concretizado e de grande sucesso vários quesitos e regras devem ser cumpridas não apenas pelos desportistas, mas por parte dos organizadores e principalmente donos de parques. Caso aconteça o descumprimento de qualquer uma das regras e as mesmas resultem em prejudicar qualquer uma das categorias da Assovarn, o Derby será automaticamente cancelado na prova seguinte.