NOTÍCIAS


22/05/2013
Quinta-feira é dia de bater a senha no Pq. Duda Marinho

Está virando costume da vaqueirama do Rio Grande do Norte se apresentar nas etapas da Assovarn já no primeiro dia de competições. Com um número menor de participantes, a apresentação das equipes é mais tranquila e o aproveitamento chega a 70%.

Apesar da organização da Assovarn e os diretores dos parques garantirem uma boiada linear em todos os dias de classificatória, outros fatores favorecem para que a quinta ou a sexta-feira sejam os dias com o maior número de senhas batidas. Um assunto bastante comentado entre os veterinários e zootecnistas é o estresse absorvido pelos animais após dois ou mais dias em ambientes com bastante barulho, típico de um sábado de vaquejada onde são ligados aparelhagens de som automotivo. Este pode ser um fator que pode influenciar decisivamente no desempenho do animal durante a fase classificatória, pois é comum um cavalo chegar no parque em uma quinta-feira, mas apenas entrar na pista no sábado.

Entende-se também que a maioria dos vaqueiros que competem no Circuito Assovarn são empresários ou micro-empresários, assim como criadores, que possuem uma agenda bastante cheia de atividades e por isso não desfrutam de escolher o dia para se apresentar. Neste caso, vale mesmo é a paixão pela vaquejada e quando aparece uma brecha na agenda, corre para curtir o hobby do fim de semana. Mas há também aqueles que, em sua maioria, supersticiosos que se apresentam apenas em determinados horários ou dia específico e estes, dificilmente mudarão de ideia.

O importante é que, com o aumento de apresentações nos primeiros dias de vaquejada durante as etapas do circuito da Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte, os horários estão sendo cumpridos e mesmo com o aumento no número de senhas, a vaquejada está terminando dentro do horário programado ou até mesmo aceitável para todos aqueles que participam do melhor circuito Amador do Brasil.

O presidente da Assovarn, Tiago Pinto, parabeniza todos aqueles que, por iniciativa própria, ajudam no engrandecimento do circuito e agradece os vaqueiros que procuram contribuir com a organização do evento, com ações simples como correr a senha na vez.

Informações da etapa 4 - Parque Duda Marinho

A vaquejada do Parque Duda Marinho começa nesta quinta feira, 23, a partir do meio dia. A senhas poderão ser feitas na secretaria do parque a partir das 8h da manhã.