NOTÍCIAS


18/04/2013
Etapa da Assovarn é contemplada com projeto de saúde para homens

Atenção “marmanjos” de plantão, principalmente os vaqueiros. Durante a vaquejada do Parque e Haras Rancho Azevedo, válida pela terceira etapa da Assovarn, uma equipe de profissionais da saúde estará instalada nas dependências do parque para promover várias ações de prevenção de doenças. A princípio, o objetivo é orientar os homens sobre a importância de cuidar da própria saúde e por isso o nome do programa é Saúde do Homem. A equipe é formada por profissionais da área de enfermagem e estudantes da Unifacex, que irão distribuir material didático, preservativo, protetores solar, além de estar aferindo a pressão arterial. Apesar das atenções estarem voltadas para a classe masculina, o projeto também vai atender mulheres e crianças com ações específicas, como distribuição de protetor solar.

Em parceria com a Assovarn e o Parque Rancho Azevedo, será instalado um stand que promoverá conforto a todos aqueles que desejarem buscar informações de como cuidar melhor da saúde. Além das orientações, será distribuído vários brindes como CD’s e DVD’s das bandas de sucesso da Padang Produções, água mineral e bebidas láctea.

A organizadora do projeto, Izabell Crystinna, destaca que existe uma cultura “machista” onde homens não acreditam que possam ficar doentes e que, muitas vezes, vão ao hospital apenas quando o caso é bastante grave. “Muitos agravos a saúde do homem poderia ser evitado se esse tivesse a mesma frequência de procurar fazer check up, como a mulher faz, uma prevenção primária pelo menos , na atenção básica”, explica Izabell.

Ela ainda chama atenção para os dados crescentes onde revela que os homens estão vivendo menos por não se cuidarem. “As pesquisas estão ai para mostrar que a mulher está vivendo mais e melhor que os homens, pois se cuidam, tanto na sua ida as unidades de saúde , como deixaram o sedentarismo, e procurar uma alimentação saudável, enfim qualidade de vida melhor”.

O presidente da Assovarn, Tiago Pinto, ao lado do diretor da etapa, Stephen Azevedo, está apoiando o projeto. Tiago acredita que ações como essas podem se tornar referencia para outros circuitos e já está organizando uma reunião com outros donos de parques para que as demais etapas também possam receber o programa Saúde do Homem.