NOTÍCIAS


31/07/2016
Festa dos Aspirantes, no Irene Dantas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após o registro de 527 inscrições na secretaria do Parque Irene Dantas, em Monte Alegre-RN, e o uso inédito do protetor de cauda em toda a boiada, a quinta etapa da Assovarn contemplou os apreciadores da vaquejada com um domingo repleto de disputas. A vaqueirama da categoria Aspirante iniciou a sequencia de finais com 59 duplas classificadas. Após três rodadas, apenas seis duplas estavam classificadas para conquistar o título de campeão. Consequentemente, os que perderam na rodada, tiveram que voltar a pista para definir as demais vagas, já que as etapas da Assovarn contemplam os 12 ou 25 melhores classificados.

Com a premiação das colocações já definida, chegou o momento de decidir quem seria o vaqueiro que iria levantar o troféu de primeiro lugar. Na quinta rodada, restavam apenas quatro duplas, mas apenas o vaqueiro Robson Guimarães “Careca”, ao lado do esteira Raphael do Leite, obtiveram o Valeu Boi. Como eles foram os primeiros a entrarem na pista, a dupla se colocou a beira da cerca e assistiu seus adversários conquistarem o julgamento Zero.

As apresentações dos competidores que não obtiveram sucesso na puxada foram muito semelhantes. Os bois resistiram a puxada dos vaqueiros Demes Diógenes, Hermano Neto e Victor Vidama. Apesar do insucesso na última rodada, o vaqueiro do Ceará, Demesinho foi um dos que terminaram a prova com duas vagas na premiação (2º e 5º). O outro vaqueiro que conseguiu o mesmo feito foi o Alex de Aquinelo (14º e 15).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já a primeira dupla da rodada não perdoou e deitou o bovino entre as faixas com uma puxada de direita do vaqueiro Careca, da equipe Haras Frei Damião. O campeão ainda voltou a pista para comemorar. “ Quero agradecer a Deus e a todos aqueles que estavam torcendo por nossa equipe, em especial a meu pai que está em casa.”, finalizou Careca.

Em seguida, as vaqueiras Jenniffer Emmanuellen e Layninha Gusmão foram disputar o primeiro lugar da categoria Feminina. Jenniffer foi a primeira a se apresentar, fez valer o boi com uma puxada de esquerda e com um excelente trabalho do seu Esteira, Diego de Eliziário.

Dando continuidade a competição, Layninha, que representa a equipe GJ Gusmão, da cidade de Lajes Pintadas-RN, entrou na pista para empatar com Jenniffer, mas a vaqueira não conseguiu firmar o protetor de cauda na mão direita e consequentemente ficou sem condições de puxar o boi, que passou na faixa de pontuação de pé, tranquilamente.

“É muito bom ganhar mais uma vaquejada ao lado de quem a gente gosta.”, comemorou Diego de Eliziário ao lado da vaqueira campeã e namorada, Jenniffer.

Após o embate dos Aspirantes, os vaqueiros da categoria Amador entraram na pista para decidir o título.

 

Fotos: Rodolpho Bryan