NOTÍCIAS


19/09/2014
Saiba com é contabilizada a pontuação Assovarn

O Circuito Assovarn é um das poucas competições no Brasil que projeta sua pontuação para que o vaqueiro não se sinta desmotivado e sempre tenha chance de se classificar para a final. Um conjunto de regras faz com que, o competidor consiga pontuar, até mesmo quando não logre êxito nas suas apresentações.

Um dos princípios básicos para o sucesso, seja em qualquer área, é começar com planejamento. Por isso, a senha antecipada rende pontos que podem ser decisivos para uma classificação na Grande Final. A pontuação vai crescendo gradativa, no qual o competidor consegue cinco pontos nas duas primeiras etapas e termina as duas últimas com oito pontos, em cada. Para isto, é necessário fazer a inscrição até a quinta-feira que antecede a etapa.

Daí, seguindo o planejamento, outros pontos são fundamentais. Correr na vez, bater a senha sem o uso da bonificação e tirar o boi no meio, também são critérios que valem muito, após oito etapas.

Com o término da prova, o campeão soma 15 pontos. Já os demais são contemplados com 7 pontos. Caso aconteça um racha e a competição seja paralisada por opção dos competidores, todos os participantes classificados contabilizarão sete pontos.

A fidelidade também é um “empurrão” a mais na pontuação da Assovarn. Aqueles que participam de todas as  etapas recebem 20 pontos, sendo dez para cada turno, já que o Circuito é dividido em primeiro e segundo turno, com quatro etapas em cada.

O vaqueiro que seguir o Circuito por completo soma ainda o número de pontos referente a cada etapa. Na primeira etapa um ponto, na segunda dois, na terceira três, chegando até a oitava etapa com oito pontos.

Todos os artifícios criados pela Assovarn no aspecto pontuação tem o objetivo de tornar a competição ainda mais atraente e emocionante. Agora, é fazer os cálculos e saber se está apto a participar da maior final da história da Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte.