NOTÍCIAS


16/04/2014
Idiarn passa a exigir atestado de Influenza Equina no RN
A Idiarn inspeciona todas as etapas da Assovarn desde 2011 - Foto: Rodrigo Martins

A partir de agora, os criadores de equinos devem ficar ainda mais atentos ao transportar seus animais para dentro ou fora do estado do Rio Grande do Norte. Além dos exames exigidos normalmente para liberação do GTA (Guia de Transporte Animal), como os de Anemia e Mormo --  o Idiarn – Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN – em conjunto com a coordenação de Anemia e Mormo, passa a exigir o atestado de Influenza Equina no estado do Rio Grande do Norte. O procedimento é necessário para todos equinos que entram ou saem do RN. Segundo a coordenação do programa, se o criador for abordado pela a equipe do Idiarn sem um dos três exames terá o animal aprendido e receberá uma notificação.

 

Para os competidores do circuito Assovarn é imprescindível que seus equinos estejam devidamente documentados diante as exigências do Idiarn, já que todos os parques que promovem as etapas do campeonato recebem a inspeção da instituição para evitar possíveis epidemias e garantir o bem estar dos animais.

Saiba mais sobre a Influenza Equina:

 http://www.portalabqm.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=768:influenza-equeina-a-gripe-dos-cavalos&catid=75:artigos&Itemid=30