NOTÍCIAS


11/02/2014
Atenção para as novas regras da Assovarn 2014

A Vaquejada brasileira vive um momento decisivo, onde novas regras exigem uma melhor adequação da prática esportiva que detém uma legião de fãs do cavalo, independente da raça. Para isso, a Assovarn assumiu um compromisso com a  Associação Brasileira de Vaquejada, ABVAQ, garantindo que as suas regras serão seguidas.

A partir de então, a Assovarn iniciou uma campanha educacional para popularizar essas regras que buscam exclusivamente engrandecer o Esporte. O presidente Tiago Pinto destacou algumas regras que são fundamentais para evitar que algum desavisado cometa alguma ilegalidade, não por má fé, mas pelo fato de não ter conhecimento do novo formato de competição.

Regras Destaque no Circuito Assovarn 2014

Escantear o cavalo dentro da pista, automaticamente, será julgado zero.

Em caso de tope do cavalo, será julgado conforme a posição do boi.

Se o cavalo topar e cair será retorno.

Após a apresentação, os competidores não poderão açoitar os cavalos, do mesmo modo, não poderão bater, esporear ou ainda puxar as rédeas e os freios de modo a machucar o animal, ficando a dupla, sujeita a desclassificação.

Se o vaqueiro for chamado, terá um minuto para comparecer à pista de competição. Caso contrário, o competidor estará automaticamente no Rabo da Gata.

Só haverá uma chamada de senha.

É obrigatório que o vaqueiro se apresente na pista com boné ou capacete.

Em caso de quebra de calda, o boi será julgado conforme sua posição.

Obs.: As demais regras seguem o regulamento da ABVAQ.