NOTÍCIAS


23/01/2014
Assovarn afirma apoio à ABVAQ e regras já valem em 2014

O dia de ontem (22) foi um marco para a vaquejada brasileira e a Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte não poderia deixar de contribuir para o engrandecimento do esporte equestre mais popular do Brasil. Durante o primeiro encontro da ABVAQ, o presidente

 

 

 

 

 

 

Comissão do RN na reunião da ABVAQ

da Assovarn, Tiago Pinto, confirmou apoio às regras da principal instituição de vaquejada no país e que regerá a “Nova Vaquejada”, com um regulamento unificado para todos os circuitos e parques. “Este é um momento importante para o nosso esporte e a gente não poderia ficar de fora. Queremos afirmar que estamos com a ABVAQ para engrandecer a vaquejada. Este ano, todas as etapas da Assovarn seguirão as regras estabelecidas pela Associação”, comunicou Tiago Pinto.

O Rio Grande do Norte, que sedia o maior campeonato Amador do Brasil, esteve presente no primeiro encontro da ABVAQ, que foi realizado no Mar Hotel, na cidade de Recife-PE, e contou ainda com o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Quarto de Milha de Vaquejada, Paulo Saldanha. Estiveram presentes cerca de 150 pessoas, porém, o RN se mostrou forte e em grande número com a presença de donos de parques, vaqueiros e criadores de cavalos de vaquejada do Rio Grande do Norte, que participam diretamente do circuito Assovarn e que desejam o engrandecimento da vaquejada, não apenas no estado, mais em todo o Brasil.

Para o diretor jurídico da ABVAQ situação é crítica perante as exigências de órgãos como Ministério Público e Defensores dos Animais. Segundo Leonardo Dias, se algo não for feito com urgência, a vaquejada poderá se acabar. “ É hora de unirmos forças para que nosso esporte não seja ilegal. Não maltratamos animais, pelo contrário, nós queremos bem aos animais, mas temos que provar isso para a justiça. Por isso temos que nos organizar.”, destacou Dias.

O presidente Tiago Pinto se mostrou satisfeito com o encontro promovido pela ABVAQ e orienta aos filiados da Assovarn que estudem as regras da Associação Brasileira de Vaquejada, pois o regulamento será seguido rigorosamente. Tiago lembra ainda que alguns quesitos serão adaptados com o contexto peculiar da Assovarn, no entanto, todas as ações que promoverão um campeonato dentro das regras da “Nova Vaquejada” serão seguidos dentro do campeonato 2014.