NOTÍCIAS


23/09/2013
Pq. São José realiza o melhor encerramento de todos os tempos da Assovarn

Foram 381 duplas participantes da última etapa do circuito Assovarn 2013 realizada no Parque São José, em Macaíba-RN, região metropolitana de Natal-RN. Este número representa um novo recorde na Associação de Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte já que em outros anos, a tendência era que fossem contabilizadas menos de 300 senhas. Sem menosprezar os outros parques, o diretor do Parque São José, acredita que este excelente desempenho se deu graças ao a credibilidade e tradição que seu parque tem diante de vaqueiros e criadores de todo no Nordeste. Outros grandes atrativos da oitava etapa foram a boiada, minuciosamente escolhida para os vaqueiros Assovarn, a infraestrutura, localização, como também as condições de pagamento da senha.

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo o próprio presidente da Assovarn, Tiago Pinto, essa foi a melhor etapa de encerramento da história na instituição. “O sucesso dessa etapa se deu tanto pelas condições oferecidas pelo parque São José, como também pelo comprometimento de nossos filiados com as vaquejadas do nosso circuito. Os vaqueiros não vieram exclusivamente em busca dos pontos, vieram também em busca de uma boa vaquejada e aqui encontraram”, sintetizou Tiago.

E o que não faltou foi emoção na pista do Parque São José. Ao todo foram oito campeões, em um total de 458 duplas. Além dos campeões das categorias já tradicionais do circuito Assovarn, os potiguares também conheceram os vencedores de duas Tropas de Elite, sendo uma Amador e outra Aberta, e do Campeão dos Campeões.

Na categoria Amador, o troféu de primeiro lugar ficou com o vaqueiro Geomar Câmara, da equipe Fazenda Laginha. Esteirado por Emanuel, o time da cidade de Jardim de Angicos-RN foi o primeiro campeão do domingo.

Logo em seguida, foram os Aspirantes que iniciaram sua disputa. Com uma arquibancada lotada, os norte-rio-grandenses presenciaram uma final digna do Circuito Assovarn, NQMV e Copa Potiguar. Em meio a uma boiada de 17 arrobadas (média), os aspirantes sentiram a força da tradição do Parque São José, no quesito qualidade. Mas Kleber Baraúna, com o seu Esteira Cesar, não quis saber de brincadeira e levou o título de campeão da última etapa da temporada 2013. Os vaqueiros representam a equipe Casa do Tomate, da cidade de Natal-RN.

Em meio a disputa da categoria Aspirante, também foram conhecidos os campeões das demais categorias. Na classe Feminina, a vaqueira Maria Helena, que representou ABRAVA, conseguiu o primeiro lugar. Entre os iniciantes, a festa foi para Cesar Filho, que esteirado pelo seu pai, Cesar do Cobé, comemorou mais um título em família. Encerrando a lista de campeões da etapa 8 do principal circuito Amador do Brasil, a dupla Arlindo Tintas e Jorge de Eliziário, se firmou como a melhor da Sênior.

Gildo Durango, uma festa a parte no São José

O Grupo Durango tomou conta da festa do Parque São José. Ainda na noite do sábado, o vaqueiro Diego de Eliziário montou o cavalo Leão, que faz parte do plantel Durango, para disputa a Tropa de Elite Amador. A sela de Diego caiu bem no Leão e o conjunto terminou como campeão.

Para completar a festa, a última disputa do domingo reuniu vaqueiros de várias categorias, inclusive Profissionais. Daí não deu outra, o conjunto que está entre os vinte melhores do Brasil, Adelanir e o cavalo Leão a conquistaram mais um título para o Grupo Durango, e encerraram o fim de semana como a equipe de melhor aproveitamento no fim de semana. Na oportunidade, o Esteira foi Diego de Eliziário.